Reiniciar Windows 8 em modo seguro

No Windows 8 o F8 já era, não funciona mais. Mas a inicialização em Modo Seguro ainda está presente nele, mas é acessado de uma maneira diferente

INICIALIZANDO O WINDOWS 8 EM MODO SEGURO

ATUALIZADO por Baboo – Dez/2014

A maneira mais rápida de inicializar o Windows 8 ou 8.1 em Modo Seguro envolve dois passos através do MSCONFIG:

1. Digite MSCONFIG e clique em msconfig.exe:

msconfig

2. Clique na aba Inicialização do Sistema e clique em Inicialização Segura. Escolha Mínima e clique em Aplicar e depois em OK. 

inicializacao-segura2a

3. Na próxima reinicialização o Windows entrará em Modo Seguro. Posteriormente você deve voltar nesta tela de Configuração de Sistema e desclicar a opção “Inicialização segura” para o Windows carregar normalmente.

Você pode inicializar o Windows 8 em Modo Seguro acessando o Ambiente de Recuperação do Windows. Para acessá-lo faça o seguinte:

Exiba a barra de Charms, acesse Configurações e selecione Mudar configurações do computador.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Na seção Geral, localize o item Inicialização Avançada e clique em Reiniciar agora.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

DICA: Você também pode acessar o Ambiente de Recuperação do Windows através do menu de desligamento do Windows. Para isso, exiba a barra de Charms, acesse Configurações e exiba o menu Liga/Desliga. Mantenha a tecla SHIFT pressionada e clique no botão Reiniciar. Além de ser uma forma rápida de acessar o Ambiente de Recuperação do Windows, esse método possibilita que você o acesse até mesmo a partir da tela de Logon, sem entrar na sua conta de usuário.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

O sistema fará Logoff da sua seção e exibirá a tela a seguir.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Clique em Solução de Problemas. Na tela seguinte selecione o item Opções avançadas.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Selecione o item Configurações de Inicialização e em seguida clique no botão Reiniciar.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

A fazer isso, a nova tela de inicialização avançada do Windows será exibida. Pressione a tecla 4 – ou F4– para Habilitar o Modo de Segurança ou a tecla 5 – ou F5 – para Habilitar o Modo de Segurança com Rede.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Com isso o Windows inicializará em Modo Seguro.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Note que, devido ao sistema carregar apenas recursos mínimos, a resolução de vídeo é baixa e o papel de parede não aparece, o que é absolutamente normal.

A TECLA F8 E O “PROBLEMA DE PRIMEIRO MUNDO” DO WINDOWS 8

O Windows 8 tem um problema: ele realmente pode inicializar demasiadamente rápido.

Chris Clark, gerente de programas do Windows

Se você já estava acostumado a inicializar as versões anteriores do Windows em Modo Seguro, deve estar se perguntando o que aconteceu com a tecla de atalho F8. Isso porque, até então, a maneira mais conhecida de se acessar o modo seguro era pressionar a tecla F8 repetidas vezes ao inicializar o computador para exibir a tela de inicialização avançada.

Nas versões de testes do novo sistema, esse atalho fora trocado para SHIFT+F8, porém removido na versão final. No blog Building Windows 8, a Microsoft afirma que a inicialização do Windows se tornou “rápida demais”, sendo humanamente impossível de se pressionar a tecla F8 a tempo de entrar em modo seguro, o que eles consideram “problema de primeiro mundo”.

O Windows 8 tem um problema: ele realmente pode inicializar demasiadamente rápido“, afirma Chris Clark. “Tão rápido que realmente não há tempo para absolutamente nada interromper a inicialização. Quando você liga um computador com o Windows 8, não há mais tempo para detectar pressionamentos de teclas como F8. Pela primeira vez em décadas, você não mais poderá interromper a inicialização e dizer ao seu PC para fazer algo diferente do que ele já esperava fazer“.

Talvez dar um pouco mais de tempo para o usuário pressionar F8 fosse uma opção para resolver esse “problema”, mas a Microsoft não pensa assim.

A rápida inicialização é algo que nós definitivamente queremos preservar. Certamente ninguém imaginaria reduzir intencionalmente a velocidade de inicialização apenas para permitir que essas funções voltem a funcionar como no passado“, afirma Clark.

Devido a esse “problema”, não é mais possível inicializar o Windows 8 em Modo Seguro através da tecla F8 ou SHIFT+F8. E isso significa que se você não estiver conseguindo entrar no Windows para poder realizar os procedimentos descritos acima, a fim de entrar no Modo Seguro, você pode ter um pouco mais de trabalho para acessar o Modo Seguro nessas condições.

INICIALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Caso você não esteja conseguindo entrar no Windows, tente inicializar em Modo Seguro da seguinte maneira.

Inicialize o computador com a mídia de instalação ou de recuperação do Windows 8. Caso tenho utilizado a mídia de instalação, clique em Reparar o computador, no canto inferior esquerdo da tela.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Na tela do Ambiente de recuperação do Windows, clique em Solução de Problemas e depois em Opções avançadas. Note que, desta vez, o item “Configurações de Inicialização” está ausente.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Na falta dessa opção, deveremos criar nós mesmos a entrada necessária para o Modo Seguro. Para começar, acesse o Prompt de comando.

Digite o comando a seguir e tecle Enter:

bcdedit /enum /v

Na saída do comando, localize a seção Carregador de inicialização do Windows. Na seção correspondente ao Windows 8 (confira isso na linha description), selecione o código que aparece entre chaves na linha identificador.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Após selecionar o código, clique com o botão direito do mouse para copiá-lo (CTRL + C não funciona ali). Nenhum menu de contexto aparecerá, pois o simples fato de clicar com o botão direito do mouse já faz com que o conteúdo selecionado seja copiado.

Agora digite o comando a seguir e cole o código no local indicado:

bcdedit /copy {cole o código aqui} /d “Windows 8 (Modo Seguro)”

Para colar, basta clicar com o botão direito do mouse novamente. Ao teclar Enter, uma nova entrada no menu de inicialização é criada.

O que esse comando faz é duplicar a entrada de inicialização correspondente ao Windows 8 e dar um novo nome a ela. Observe, na janela do Prompt de comando, que junto com a mensagem de confirmação aparece um novo código. Selecione e copie esse código também, da mesma maneira que foi feito anteriormente.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Digite o comando a seguir e cole o código no local indicado:

bcdedit /set {cole o código aqui} safeboot minimal

Ao teclar Enter uma mensagem informando de que a operação foi realizada com sucesso será exibida. Se der algum erro, reveja os procedimentos anteriores para ver o que foi feito de errado.

Windows 8: bcdedit safeboot minimal

Feito isso feche o Prompt de comando. Você retornará para o Ambiente de Recuperação do Windows e lá verá uma nova opção – caso não possua outro Windows instalado no computador: Usar outro sistema operacional.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Clique nela para ter acesso à nova entrada que nós criamos anteriormente.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Ao selecioná-la, você finalmente poderá acessar o Modo Seguro.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Inicializar o Windows 8 em Modo Seguro infelizmente está mais trabalhoso do que o habitual. Embora seja possível reiniciar o computador nesse modo sem problemas quando é possível entrar no Windows, você pode ser ver em uma situação difícil caso não consiga entrar no sistema e não esteja com a mídia de recuperação ou de instalação do Windows em mãos. A Microsoft por sua vez, minimiza esse risco e afirma que o Windows 8 é capaz de detectar quando há alguma falha na inicialização e exibe o menu de inicialização avançada automaticamente nesse caso. De qualquer forma, caso isso não ocorra, o procedimento acima soluciona o problema.

***

DE OUTRO JEITO

As etapas

1) Acesse a tela de busca do Windows 8, digite o termo “CMD” e aguarde até o resultado ser exibido na tela.

2) Clique com o botão direito do mouse sobre o item que aparecer na parte mais à esquerda da tela, escolhendo a opção “Run as administrator”, mostrada no rodapé.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

 

3) O prompt de comandos do Windows será exibido. Digite a seguinte instrução:

> bcdedit /enum /v

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

4) Quando o comando terminar de ser executado, diversas informações sobre o sistema serão exibidas. Localize o item “Windows Boot Loader”, em especial o campo “identifier”.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

5) Agora, é preciso fazer uma cópia do chamado boot loader. A ideia é editar as configurações sem perder o conteúdo original (no caso de dar algum problema). Para isso, digite o comando abaixo no prompt:

> bcdcedit /copy {identifier} /d “Windows 8 (Modo de seguranca)”

No lugar de “identifier”, digite os dados anotados no passo de número 4, como mostra a imagem abaixo.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

6) Para finalizar, é hora de configurar algumas opções do novo menu exibido no boot do sistema. Para isso, utilize o atalho “Tecla do Windows + R” e, na janela que aparecer, digite “msconfig.exe”, pressionando o botão “OK”.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

7) A tela de configurações do sistema será mostrada. Acesse a aba “Boot” e selecione a opção “Windows 8 (Modo de segurança)”.

8) Agora é só marcar os itens “Safe boot”, localizado em “Boot options”, e “Make all boot settings permanent”.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

9) Para finalizar o processo, clique em “Apply” e depois em “OK”.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Para conferir se tudo saiu como o esperado, é preciso reiniciar o sistema. Caso tenha sido configurado corretamente, o menu de opções do Windows será mostrado antes da tela login. O legal dessa opção é que você pode utilizar o cursor do mouse para selecionar o item desejado.

About professores

Professor particular de informática em Curitiba especializado em atender a Terceira Idade. Atendo apenas na casa do aluno.

Related Post