Mantenha a Área de Trabalho limpa

Tem gente que adora colocar atalhos no Desktop ou Área de Trabalho. Acham mais fácil, mais rápido, a mão e funciona como um recado ou lembrete de quem pode esquecer o que estava fazendo e onde colocou. Mas o que é facilidade pode chegar a um nível que além de poluir visualmente dificulta a achar o que se precisa e tapa uma linda imagem de fundo.

Confesso que já fui assim, mas como professor de informática por 16 anos fui aperfeiçoando minha organização, e claro, com isto ganhando tempo e praticidade.

A primeira coisa que me apaixonei foi a Barra de Ferramentas Início Rápido ou Iniciar Rapidamente. Aquela que normalmente fica junto a Barra de Tarefas. De cara esta ferramenta acabou com a necessidade de atalhos para softwares mais utilizados na Área de Trabalho, mas mesmo sendo uma coisa básica e simples poucos usuários a utilizavam completamente e de forma organizada.

Quando chegou o Windows 7 eu senti muito a falta dela, até que descobri que poderia recuperá-la – vide a figura acima. Separei nesta os softwares que mais utilizo. Você poderá até reparar que existem dois ícones azuis iguais, que são o Photoshop 64 bits e ou outro o Photoshop 32 bits. Veja só, esta barra pode te dar este luxo. E não são apenas softwares, são arquivos e pastas também que poderá criar os atalhos, da mesma forma que na Área de Trabalho.

E se todos os programas que você gosta e mais utiliza não couberem no espaço horizontal da Barra Início Rápido você poderá ainda fixa-los em local privilegiado do Menu Iniciar – veja a imagem acima. Lá eu coloquei os outros softwares que mais gosto.

Para fazer isto é simples. Já ensinei a criar a Barra de Início Rápido no Windows 7 em outros posts, não vou repetir.

Mas para fixar no Menu Iniciar basta procurar o software no menu do Windows da maneira convencional, mirar o ponteiro do mouse nele, clicar com botão direito em cima do ícone do programa que deseja fixar e clicar em FIXAR NO MENU INICIAR.

Para melhorar é bom desabilitar a opção “Armazenar e exibir programas abertos recentemente no menu Iniciar. Para chegar nesta caixa, clique com botão direito na Barra de Tarefas / Propriedades / Guia menu Iniciar e desmarque as duas caixas conforme vê na imagem a seguir.

This entry was posted in Windows.