O que é Web marketing

por Dalton Campos Roque (texto integralmente registrado no EDA – Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca do Rio de Janeiro), Ao copiar mesmo que sejam frações do texto o autor e o site tem que ser citados.

WEB Marketing ou Marketing Digital são todas as ações feitas através da Internet que visam: ampliar os negócios das empresas (obtendo mais informações dos clientes atuais e obtendo novos clientes), desenvolver campanhas de relacionamento digital com seu público-alvo, fortalecer sua marca no mercado, enfim, gerar negócios on-line ou off-line.

Como exemplo de vantagens do WEB Marketing em relação ao tradicional podemos citar:

– alcance

– agilidade

– custo

– interatividade

– percepção de mercado

– seletividade

Mas para uma empresa obter sucesso na sua estratégia de WEB Marketing é preciso planejar de forma eficiente suas ações. Consideramos quatro ações básicas para que esta Estratégia alcance o resultado desejado:

1º) Posicionar o site de forma eficiente nos mecanismos de busca;

2º) Oferecer conteúdo qualificado (referencial e atualizado);

3º) Segmentar seu público-alvo pelo perfil de comportamento e/ou áreas de interesse;

4º) Desenvolver uma frequência ativa no relacionamento digital com o mercado.

Abaixo segue as quatro etapas macro para o desenvolvimento de um Plano de Marketing e Comunicação Digital:

Aliado a possibilidade de medir TODOS os resultados de qualquer ação de WEB Marketing, temos aqui a verdadeira evolução na forma de comunicação das empresas. O resultado prático destas ações de WEB Marketing será um site com excelente audiência de um público segmentado e qualificado e feliz pelas informações que a sua empresa oferece. Se todas estas ações forem implementadas de forma efetiva, você terá não só clientes, mas clientes satisfeitos.

WEB Marketing são ações feitas EXCLUSIVAMENTE através da Internet. E se você olhar para a WEB verá que muito poucas empresas utilizam o WEB Marketing para atingirem o sucesso no mundo virtual. A grande maioria investe fora da WEB para atrair potenciais clientes. Isto é um grande erro e um ENORME desperdício de oportunidades.

Se todo mundo sabe que na Internet o investimento é muito menor, e todas as ações podem ser mensuradas, porque não explorarem esta possibilidade?

A Internet é uma criança de apenas 13 anos de idade no Brasil. E os profissionais que comandam as empresas, as agências de publicidade, os veículos de comunicação ainda estão atrelados aos antigos meios de comunicação. Tiveram sua formação profissional ANTES da Internet.

Não se reciclaram, não evoluíram digitalmente. Muitos mal sabem enviar e-mails.  Quem dirá fazer e-mail marketing, criar campanhas digitais de Relacionamento, e ai perdem oportunidades, vêem empresas de sucesso surgidas do nada e vêem profissionais conquistando espaço no mundo dos negócios. Qual a diferença? Alguns conseguiram entender como funciona o WEB Marketing e estão aproveitando o máximo esta nova forma de comunicação. Outras empresas continuam atreladas ao fax, ao telefone, as visitas comerciais, etc.

Pense no WEB Marketing como uma Evolução na forma de comunicação da sua empresa e o sucesso poderá ser alcançado.

A seguir, será apresentada uma das metodologias que podem ser utilizadas pelo Web Marketing ao desenvolver uma campanha específica:

1. Ações

As principais e mais importantes ferramentas de buscas (robôs como Google e Yahoo) são baseados em quantidade e qualidade de conteúdo;

Ação:  gerar conteúdo continuamente.

Relacionamento – baseado em redes sociais. A emoção, a amizade, e a lealdade são desenvolvidos através de relacionamentos contínuo com seus “visitantes” captados por afinidade de assunto.

Ação:  montar e alimentar as redes sociais adequadas ao perfil e conteúdo de sua empresa.

Inserções diretas do endereço de seu site e redes sociais criadas.

Ações: divulgar os links de seus sites, blogs e perfis em diretórios e buscadores. Troca de links.

2. Prazo

Da mesma forma que os “antigos” ainda possuem forte resistência a informática e as novas e avassaladoras ferramentas da internet também é necessário criar a cultura da informação das mídias digitais em seus clientes internos e seus clientes externos. “O mundo não foi feito num dia”. O Web Marketing funciona e não depende de algo ou alguém ou circunstância de mercado. Apenas tempo e muito trabalho sabendo-se utilizar as ferramentas gratuitas da internet, trará retorno garantido a curto e médio prazos.

3. Estruturação do Conteúdo

Ninguém conhece mais o conteúdo, o serviço, o produto da empresa que ela mesma e seus respectivos funcionários ou clientes internos. Ela tem que gerar o conteúdo multimídia para usar nas mídias digitais gratuitas da internet. Conteúdo é conhecimento e experiência e não pode ser simplesmente inventado.

4. Softwares utilizados para Web Marketing

A maior parte do trabalho é feita a unha, muito mais por persistência e continuidade que por algum mecanismo automático ou pago. Até mesmo as divulgações de link pagos (Links patrocinados) são competitivos leilões de cliques em o simples fato de pagar não garante a primeira posição ou o retorno do valor investido. Mas é possível complementar as ações diretas manuais softwares adequados a divulgação do url do site da empresa:  www.suaempresa.com.

5. Experiência

Temos experiência específica comprovada por resultados mensuráveis a qualquer um e a qualquer momento em campanhas anteriores de Web Marketing descritas a seguir:

Para o site – www.consciencial.org – Em 18/04/2011 se digitarmos no Google Brasil “Consciencial.org”, dessa forma, entre aspas, encontraremos 1860 resultados. Sem aspas encontraremos 123.000 resultados. Para várias palavras chaves de interesse de nosso público alvo aparecemos na primeira página do Google a nível de Brasil e de Mundo.

Para o nome, também entre aspas “Dalton Campos Roque” encontraremos 3140 resultados em 18/04/2011. Sem aspas encontraremos 1.390.000 resultados na mesma data.

Para o cliente – www.balcoesparacorreios.com – para as palavras chaves “balcões para correios”, com ou sem aspas, o encontraremos em primeiro lugar no Google a nível de Brasil.

Para o cliente – www.blintec.com – com as palavras chave (entre outras) porta forte, estamos em 2º lugar no Google a nível de Brasil.

Para o termo sites Curitiba, estamos em 9º lugar no Google na primeira página.

Para o cliente – www.fichesul.com – estamos em 9º lugar nacional para o termo armários blindados solicitado pelo cliente.

Esses dados são voláteis, mas servem como base.

About professores

Professor particular de informática em Curitiba especializado em atender a Terceira Idade. Atendo apenas na casa do aluno.