A Terceira Idade na Era da Informática

A informática veio para ficar. Na era da tecnologia a informação superou todas as barreiras e se tornou contínua e em tempo real a nível global. As mídias impressas lutam com as mídias digitais, a Internet versus o papel, mas há lugar para todas. Assim como o DVD não derrubou o cinema o e-book (livro digital) jamais derrubará o livro impresso. A notícia e o jornal podem ser lidos na internet, mas nada substituti o tradicional jornal de papel.

Os smartphones, iPods, iPhones, iPads estão aí levando internet móvel nos bolsos e mochilas, mas dependem de energia e exigem cuidados especiais como a maresia gerada pelo sal das águas do mar. Eu posso levar um livro de papel na praia para ler, um jornal tradicional, mas nunca levaria meu notebook ou meu smartphone. Cada coisa tem seu lugar e sua utilizdade. São aparelhos sensíveis.

Na varanda de minha casa eu posso usar os velhos/atuais impressos ou um tablet para ler o que quiser. Em último caso eu transformo meu livro de papel em digital e ainda utilizo todos os dois, cada qual no momento e de forma adequada a minha vontade e necessidade.

Eu sou professor de informática há mais de 16 anos (hoje 2011) e tenho 50 anos e acho o máximo quando vejo a galera da terceira idade entrando nessa, mesmo devagar fazendo o que pode. Não é só e-mail, eles tem perfil no orkut e criam comunidades. Alguns possuem dificuldades com os novos celulares sofisticados, mas a tecnologia é assim mesmo, sempre nos surpreende e não há ninguém que saiba tudo. Na verdade sempre sabemos muito pouco. É muita coisa o tempo todo e se deixarmos a tecnologia nos engole e até nos desumaniza.

Eu adoro ministrar aulas aos alunos da terceira idade, faço amigos, são queridos, são interessados, gostam de conversar.

Nos próximos posts iremos explicar o que é Smartphone, iPad e os outros equipamentos citados neste breve artigo. Se precisar de aulas de informática e até alguma consultoria de tecnologia pode me ligar aqui em Curitiba, PR, (41) 3569-6216, Professor Dalton Campos Roque. Abração.

About professores

Professor particular de informática em Curitiba especializado em atender a Terceira Idade. Atendo apenas na casa do aluno.