Qual computar devo comprar? Escolhendo as Máquinas – 2017 – continuação

Na hora de escolher um notebook, existem várias opções, alguns tem um processador melhor (a CPU ou “cérebro”), outros tem uma super placa de vídeo (é aquele treco dentro que monta as imagens), uma memória rápida, e por aí vai. Mas isso gera dúvidas sobre qual computador é melhor para você, seja jovem ou da terceira idade.

Escolher um notebook de qualidade (bom custo benefício) atualmente é tarefa um pouco complicada. Seja pela diversidade de marcas que lutam por um pedaço do mercado ou pelo grande número de configurações que temos de analisar até chegar em um equipamento que se adeque às nossas necessidades, você vai acabar perdendo um bom tempo fazendo comparações e pesquisas. Mas alunos espert5os consultam o professor antes de comprarem suas máquinas e celulares.

A grande questão é que nem sempre apenas ter uma máquina de qualidade preenche todos os requerimentos do consumidor moderno – terceira idade moderna.

Nós queremos que além de funcionar bem, a empresa fornecedora do equipamento nos trate bem, traga segurança e é claro, tenha um preço que reflita o que estamos comprando.

Mas não se preocupe, eu vou descomplicar! Separei algumas dicas do que é preciso ficar de olho na hora de comprar um notebook. Antes preciso explicar uma coisa, há o Computador grande de mesa, aquela com gabinete (aquela cubo grande), é o chamado DEsktop e os Notebooks. Os grandes são utilizados para trabalho mais profissional, mas os Notebooks podem receber acessórios (periféricos) extras e funcionarem com mesmo PODER dos DEsktops. Podemos comprar um mouse USB extra, um teclado USB extra, um Monitor grande e trabalharmos com 2 telas ao mesmo tempo igual aos filmes de espionagem da TV kkk.

Para conseguir demonstrar quais são as melhores marcas de notebook, fizemos uma análise baseada em informação e que contempla 3 tipos de informação:

  • Atendimento: análise do nível de atendimento através do ReclameAqui, uma plataforma de resolução de problemas entre usuários e empresas;
  • Produto: Índice de satisfação com o equipamento através de reviews de usuários no Buscapé e sites de comércio eletrônico;
  • Preço: nós tiramos uma média de modelos com configurações parecidas para ter uma ideia de quais são as marcas com os menores e maiores preços ( vocês vão entender melhor um pouco mais para a frente!)

Com essas 3 informações, nós geramos um ranking das principais marcas que não deve ser encarado como uma regra, mas umainformação capaz de te ajudar a encontrar a marca que mais se adapta às suas necessidades.

Vamos para a análise?

Atendimento ao cliente

Segundo dados entre novembro/2014 e outubro/2015, a empresa com melhor avaliação em atendimento no Reclame Aqui é a Positivo, única empresa brasileira entre as analisadas aqui. A Lenovo e ASUS ficam muito próximas, com notas medianas, mas o interessante é ver que muitas outras marcas de nome internacional estão com notas péssimas na plataforma.

AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS

Para conseguirmos comparar de forma eficaz a qualidade dos equipamentos de cada marca de notebook, foi necessário adotar uma configuração padrão entre elas:

  • Processador Core I5 (geração 4 ou 5)
  • +4 GB de RAM
  • 14 polegadas
  • +500GB de HD

A nota final ficou por conta da média das notas entre o buscapé e os sites de compra, como você poderá ver logo em cada uma das análises de equipamentos abaixo:

Avaliação dos produtos de informática para terceira idade em Curitiba

PREÇO DOS EQUIPAMENTOS

As análises de preço foram feitas com base em Dez/2015 – então provavelmente terão bastantes alterações conforme o tempo passar, afinal o dólar oscilou bastante de lá para cá e o incentivo sobre produtos tecnológicos que existia até o fim do ano de 2015 foi retirado.

De qualquer forma, é possível verificar quais são as marcas que competem no mesmo espaço de preço – enquanto outras estão um pouco acima, como a Dell e Apple ( quase 3x mais que as outras) As análises de preço foram feitas com base em Dez/2015 – então provavelmente terão bastantes alterações conforme o tempo passar, afinal o dólar oscilou bastante de lá para cá e o incentivo sobre produtos tecnológicos que existia até o fim do ano de 2015 foi retirado. De qualquer forma, é possível verificar quais são as marcas que competem no mesmo espaço de preço – enquanto outras estão um pouco acima, como a Dell e Apple ( quase 3x mais que as outras)Processador

Quando você for pesquisar, vai perceber que têm diferentes tipos de processador ( O “CÉREBRO” OU PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA VELOCIDADE). Os mais comuns no mercado são os Intel Core i3, i5 e i7 – esse último é o mais rápido desses três.

Hoje em dia, a maioria dos processadores são rápidos o suficiente para realizar tarefas do dia a dia, como navegar na internet e trabalhar com arquivos de texto, ou seja, o i3 dá conta do recado. Vale a pena comprar um notebook com um processador potente, como o i7 ou um superior, se for usar o aparelho para jogar ou fazer edições de fotos e vídeos, tá?

E, olha essa dica: o processador é a parte mais cara do computador. Então, se você não precisa de um processador muito veloz, pode economizar comprando um aparelho com um processador mais básico!

 

Memória RAM

A memória RAM é um item importante porque ele guarda todos os programas que estão rodando quando o notebook está ligado. Para você não ter problemas de lentidão, travamentos ou da tela azul, que é quando o computador desliga sozinho, o mínimo recomendado são 2GB, tá?

Mas, se você pretende usar o note com mais frequência, prefira um com memória RAM de 4GB. Agora, se o objetivo é editar fotos, vídeos e jogar, o ideal é um de 8GB ou mais.

 

Armazenamento – HD ou Disco Rígido

Se você é do tipo que salva todas as fotos de família, filmes e músicas no notebook, então é bom optar por um espaço de armazenamento grande, como um de 500 GB ou de 1 TB, que são suficientes para guardar essas coisas, além de arquivos de trabalho, faculdade e alguns programas que você baixar. E é bastante espaço, quer ver? Para se ter uma ideia, em 1GB dá para guardar mais de 200 fotos em alta resolução!

Aqui existem duas opções de armazenamento interno: HD e SSD. Os HDs são ideais para guardar arquivos, já os SSDs são focados em velocidade, ou seja, é ideal para carregar aplicativos. Mas, aparelhos com SSD são muito mais caros e bem menores no espaço.

 

Placa de vídeo

A placa de vídeo serve para mostrar todas as imagens que vão aparecer na tela. Por isso, se o objetivo for assistir a vídeos ou jogar no notebook, procure um com uma placa de vídeo mais potente.

 

Tela

Gente, quando for pensar no tamanho da tela do notebook, é importante lembrar que quanto maior ela for, mais pesado é o aparelho e mais bateria ele gasta! Por isso, o tamanho da tela deve ser o ideal para as suas necessidades: se você quer levar o note para tudo quanto é lado, escolha telas de 11 ou 13 polegadas (são pequenas) ; mas se ele for ficar em casa, modelos de 15 ou 17 polegadas podem ser uma boa opção.

 

Bateria

A vida útil da bateria depende muito dos outros componentes do notebook e do tamanho da tela. Por isso, procure por marcas que vendam a bateria a parte, para você ter uma de reserva para caso a que você está usando acabar ou, então, procure por um notebook com bateria estendida, que dura um pouco mais que as comuns, tá?

 

Extras ou Periféricos

Por fim, dê uma olhada em todos os recursos extras que são oferecidos. Alguns modelos já não oferecem mais entrada para CD e DVD, pois além de deixarem o notebook mais pesado, já dá para salvar arquivos em pen drive e assistir vídeos e filmes direto da internet.

Quanto às outras entradas, o ideal é que tenha, pelo menos, três entradas USB 3.0, para conectar pen drive, mouse, HD externo e carregador de celular; uma porta HDMI para conseguir conectar o computador na televisão ou em um projetor; se quiser, também pode procurar um aparelho com entrada para cartão SD para conseguir transferir fotos de uma câmera digital, por exemplo.


Agora que já conhecemos informações das marcas e características das máquinas por dentro (o hardware), está na hora de olhar os seus principais modelos e entrar um pouco mais a fundo nas informações de cada uma delas.

LENOVO

 NOTA: 7,8/10     REVIEW COMPLETO  

A Lenovo conseguiu a primeira posição em nossa análise por ser a empresa mais constante entre todas as analisadas. Ela tem uma nota mediana no ReclameAqui, um preço bastante competitivo e modelos bem avaliados.

Além disso, a empresa é a maior empresa de computadores do mundo e conta com um portifólio de equipamentos bastante variado, que vai desde os equipamentos com processadores dual core e preços de entrada até equipamentos de altíssima perfomance que são usados em centros de pesquisa e por profissionais que necessitam de uma boa quantia de processamento.

Como estamos falando de notebooks mais gerais, é importante ressaltar que os modelos oferecidos por essas marcas são amados por seu grande espaçamento entre teclas e forma curva das teclas, uma marca registrada da Lenovo.

Lenovo 2017

ASUS

 NOTA: 7,1/10     REVIEW COMPLETO  

A ASUS é amada por seus designs elegantes e inovação. A marca tem recebido críticas sólidas de diversos tipos de clientes e vem tentando inovar bastante em seus equipamentos.

É bom lembrar que a empresa é uma das poucas que fabricam placas mãe e que usa seu conhecimento para fabricar seus próprios e diferentes modelos, que estão caminhando lentamente para híbridos entre tablets e notebooks.

A marca fica em segundo lugar quando falamos de atendimento, possui uma nota de equipamento mediana e se destaca no preço, já que é um dos equipamentos mais baratos.

ASUS 2017

ACER

 NOTA: 6,3/10  

A Acer é a terceira maior fabricante de computadores do mundo e coincidentemente ficou em terceiro lugar aqui em nossa análise. Criada em Taiwan, a empresa começou a vender aqui no Brasil em 2005 e em 2011 ganhou a liderança do mercado, que acabou perdendo com o tempo.

A marca possuiu uma da melhores notas de equipamento e uma das piores em atendimento, um cenário bastante contrastante. Os equipamentos da Asus são geralmente bastante baratos ( como mostra a análise).

ACER 2017

HP

 NOTA: 5,8/10     REVIEW COMPLETO  

A HP ganhou muito prestígio desde sua criação, com o seu grande portfólio de produtos. Ela está bastante presente como principal provedora de equipamentos em diversas empresas e utiliza da sua força para colocar estes equipamentos no pacote, já que ainda não é tão reconhecida no mercado de notebooks.

Felizmente, os modelos não são só de qualidade como o grande número de locais que prestam serviço técnico é grande, facilitando o processo de assistência técnica.

Esta é, com certeza, uma marca em que você pode confiar para utilizar na sua empresa.

 

POSITIVO

 NOTA: 5,2/10     REVIEW COMPLETO  

A Positivo Informática nasceu em 1989 a partir da necessidade que foi detectada por alguns alunos do curso de informática das Faculdades Positivo. Nesta época, o mercado brasileiro ainda era totalmente fechado às importações e o mercado não conseguia suprir a demanda, dependendo da demanda internacional.

Segundo a IDC, a Positivo Informática é líder no mercado brasileiro de PCs, com 15,3% do mercado total e 19,2% do mercado oficial (números de 2013)Os índices no site Reclameaqui da Positivo Informática são positivos. Com 90% de reclamações atendidas e 78% de casos com solução.

 

SAMSUNG

 NOTA: 5,1/10     REVIEW COMPLETO  

A Samsung atualmente é a empresa que mais vende smartphones no mundo, e foi iniciada em 1938, na Coréia. A empresa, que atualmente é uma das principais manufaturas de LCD para notebook entrou no mercado de equipamentos portáteis apenas em 2011, com a linha Samsung Series.

Os equipamentos da marca tem a vantagem de conversação com outros equipamentos da marca através de softwares nativos da própria Samsung.

Em nossa análise, a empresa ficou para trás no atendimento – que também engloba a venda de todos os equipamentos da marca. Na questão de avaliação do notebook e do preço, a empresa ficou muito perto das outras, em um ranking mediano.

 

DELL

 NOTA: 4,7/10     REVIEW COMPLETO  

 

A Dell oferece uma mistura de designs extravagantes e bastante práticos e básicos. A empresa oferece planos de suporte técnico e pacotes através da compra de seu site, que permite algumas personalizações.

A empresa também possui a linha de notebooks para games Alienware, que possui configurações bastante potentes e claro, um preço enorme.

Em nossa análise, a Dell ficou em último lugar por ter notas ruins tanto em atendimento através do reclameAqui, uma nota um pouco abaixo da médio em equipamentos e um preço acima da média durante a época de análise.

Lembre-se, estes dados são válidos para 2017 e podem variar a qualquer momento. Professor Dalton de Curitiba, especializado em Terceira Idade.

Referências consultadas:

  • http://blog.laptopmag.com/
  • www.rankingthebrands.com
  • www.reclameaqui.com.br
  • http://escolhasegura.com.br/melhores-marcas-de-notebook/
  • https://olhardigital.com.br/lu-explica/noticia/quer-comprar-um-notebook-veja-dicas-de-como-escolher-o-melhor-aparelho/60453

About professores

Professor particular de informática em Curitiba especializado em atender a Terceira Idade. Atendo apenas na casa do aluno.