Dúvidas sobre o Futuro Site de sua Empresa

Você está pensando em desenvolver um site pessoal ou para sua empresa?

Mas está com muitas dúvidas e tem um monte de perguntas. Então vamos imaginar as perguntas mais frequentes e vamos respondê-las para você.

Então vamos lá:

1. O que é uma Home Page ou Site?

Home Page é a página inicial de um Site. Site ou Website é uma revista ou vitrine eletrônica onde as pessoas podem oferecer seus produtos e serviços e até mesmo suas paixões, como sua torcida organizada, seu time de futebol ou as peripécias de sua família. Podem ser chamadas de Sites, Websites ou Web Sites.

2. Eu não tenho computador e nem mesmo entendo nada de informática, posso ter uma home page?

Pode sim! Uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas se você tiver computador poderá receber os e-mails das pessoas que visitam sua página, senão elas só poderão entrar em contato por telefone.

3. Preciso de ter e-mail para ter um site?

Não! Não há necessidade.

4. Qualquer pessoa ou empresa no mundo poderá ver meu Web Site?

Seu Web Site poderá ser visto por qualquer pessoa ou empresa do mundo inteiro 24 horas por dia, sete dias por semana.

5. Posso confeccionar meu Web Site em português ou em outro idioma com o objetivo de atingir outros mercados?

Sim. Um Web Site pode ser efetuado em qualquer idioma, mas a estrutura da Web Site Arte permite, por enquanto, a criação de Home Pages em: Inglês, Espanhol, Francês e Português. Um mesmo Web Site pode ser construído em diversos idiomas ao mesmo tempo.

6. É muito caro, criar e manter um Web Site?

O custo do Web Site dependerá do tamanho e complexidade do projeto. As páginas dinâmicas e com Banco de Dados são as mais complexas e caras, desenvolvidas com linguagens como PHP ou ASP entre outras. As páginas NÃO-DINÂMICAS não exigem esta tecnologia e saem mais em conta.  Tudo dependerá da complexidade geral do projeto.

7. Por que devo eu pagar mensalmente pela manutenção e administração do meu Web Site projetado pela Web Site Arte, se eu posso ter soluções mais baratas no mercado como o sobrinho do meu amigo falou que faz e até consigo hospedagem de graça?

Há muitas ferramentas gratuitas na web disponíveis a todos. Portanto, desde crianças e adolescente, até jornalistas e outros profissionais, estas ferramentas estão disponíveis. Mas somente um domínio próprio (URL – www.minhaempresa.com) dará mérito e confiabilidade a seu público alvo. Senão poderão pensar que qualquer um poderá estar atrás de tal ferramenta gratuita. Assim como a fachada, o luminoso e a vitrine de sua empresa na rua impressionam e convencem seus clientes potenciais, seu website também o fará, enquanto uma feramenta gratuita não inspira confiança.

8. Que outros custos eu tenho além do projeto do Web Site e sua manutenção com a Web Site Arte?

Você necessita de comprar um domínio e pagar sua hospedagem num provedor de Internet. Um domínio ou URL é aquele endereço também chamado de link ou hyperlink para encontrarem o Web Site de sua empresa. Um exemplo disto é www.websitearte.com . Este é o nosso domínio. Os preços de domínio variam de R$ 30,00 até R$ 100,00 por ano conforme o local que você os compra.

9. Vejo empresas cujo domínio termina em “.COM ” e em “COM.BR”, qual a diferença.

Nenhuma, apenas questão de escolha. Não há diferença técnica.

10. Vocês nos ajudam a escolher o domínio e a fazer a compra do mesmo?

Sim, aconselhamos o cliente quando este nos dá tal liberdade. Muitos insistem em colocar o próprio nome pessoal ou o nome da empresa, o que nem sempre é o indicado pelas técnicas de webmarketing. Após fechar negócio conosco, nós assessoramos o cliente neste processo indicando a melhor condição e ele não precisa esquentar a cabeça com nada.

11. Então além da compra do domínio (www.empresa.com.br) terei que contratar uma hospedagem? Como funciona isto?

O cliente também terá que contratar os serviços de hospedagem em um provedor de Internet. Um provedor, é um local que armazena os arquivos de seu Web Site para que fique ligado na grande rede (on line). Os provedores cobram uma mensalidade conforme a necessidade do cliente. Nós indicamos o melhor provedor a nossos clientes, após fechado o negócio.

12. Por que preciso eu, então, de um serviço profissional de criação de meu Web Site se eu encontro meu irmão ou sobrinhos “experts em informática” desenvolvendo Web Sites em cada esquina?

Sim, com certeza você até terá um amigo ou até mesmo o famoso sobrinho “expert” em computação que já disse ter criado uma Home Page pessoal ou mesmo a de uma empresa.  Contudo, aqui tem muito do ditado que o barato sai caro, pois você não precisará somente da criação, você precisará de manutenção, atualização, aprimoramento, atualização tecnológica das home pages para se adequarem aos novos browsers ou outros programas vinculados ao seu web site, o que certamente o seu “sobrinho” iria dizer que isso não é mais com ele… e os problemas apenas começam.
Além do mais as técnicas de webmarketing estão cada vez mais complexas.

13. O que é Webmarketing?

Desenvolver um site é relativamente simples. Há sites muito bonitos e sofisticados, porém estão invisíveis na internet e jamais são encontrados em boas posições no mestre da internet o pai Google. Não basta ter um site ele tem que ser encontrado e bem posicionado nas pesquisa do Google, o principal mecanismo de busca da internet mundial. As técnicas de construção e divulgação são hiper complexas e se modificam todos os anos. Até mesmo dentro dos profissionais de web, são poucos os que conseguem bons resultados neste quesito. Não o amigo ou sobrinho de alguém que irão resolver isto.

Para garantir a eficiência e o propósito do seu web site no ar, é necessário uma dedicação e atenção especial que somente serão encontrada por uma empresa profissional com conhecimentos de marketing, publicidade e mercado voltada ao marketing na Internet.

14. Por que os Sites precisam ser atualizadas periodicamente?

Como resultado da constante atualização e aprimoramento dos canais, softwares, e todas as tecnologias voltadas para a Internet, faz com que em poucos anos tenhamos nossas Home pages totalmente “caducas” ou até inoperantes, salvo seja feita uma atualização constante em seu código, formato, etc. Por esse motivo e outros, é que nossa empresa zelará por ele, seja a nível de manutenção ou atualização tecnológica, o que de novo, seu sobrinho ou irmão dificilmente irá fazer.

15. Basta simplesmente fazer um Site para garantir o sucesso de minha empresa, linha de produtos e ou serviços?

Não, até poderá ter um retorno substancial, mas o correto é desenvolver um trabalho de divulgação conjunto, vinculado a seu Web Site. Fazer o marketing on-line e o off-line. Você deverá realizar um trabalho de divulgação de seu Web Site utilizando as mídias tradicionais como forma de disseminar sua presença na Internet. Cartão de visitas, folders, panfletos, cartazes, pintura em veículos da empresa, etc.

É necessário estar bem definido o objetivo, o público alvo, o produto ou serviço “carro chefe”, mercado, etc. Portanto, é necessário realizar um pequeno planejamento estratégico para definir e acompanhar as metas propostas.

16. Tenho que possuir uma empresa Topo de Linha para ter um site?

Não! Uma vez um dono de uma gráfica me falou que não fazia um Web Site porque via os Web Sites dos concorrentes grandes, cheios de fotos de máquinas enormes e caras, e ele não possui nada disso para mostrar. Em dez minutos de conversa nós o esclarecemos. Toda empresa possui seu ponto forte, seja o preço, o local, o produto, o estacionamento, os equipamentos, a equipe, etc, etc, o que temos que fazer é destacar seus pontos fortes. Quando nos reunimos para planejar, achamos vários pontos fortes que o concorrente dele não possuía, desde o preço até a agilidade no atendimento aos clientes!

Creio que quanto menor a empresa, maior a necessidade de possuir um Web Site. Se você está instalado numa porta simples de bairro, pode começar a criar uma imagem sólida e positiva e começar a obter pedidos por telefone ou e-mail. Você se torna grande, quando pensa grande. Há empresas que nem ponto físico possuem e funcionam de forma totalmente virtual com Web Sites muito bem estruturados, inclusive com venda on-line.

17. Tenho visto umas ferramentas por aí que oferecem sites acoplados com hospedagens em forma de pacotes muito baratos. Será que compensa?

São pacotes genéricos. Da mesma forma que compramos camisetas pelos padrões P, M e G ao invés de ir a um alfaiate, que faz uma medida exata de nossa necessidade, existem estas ferramentas de qualidade questionável. Não que elas não funcionem. Elas funcionam, mas jamais terão uma medida exata, ponderada e qualificada para seu negócio. Você é tratado como um item de série e não de forma personalizada como lhe atenderemos pela Web Site Arte de Curitiba.

Texto do Professor Dalton Campos Roque – www.websitearte.com

About professores

Professor particular de informática em Curitiba especializado em atender a Terceira Idade. Atendo apenas na casa do aluno.