Substituto para o Camtasia – Capturar tela de graça

Uma das perguntas mais frequentes em nosso grupo do VídeoXpress é um substituto para o Camtasia, de preferência, gratuito.

O Camtasia é certamente um dos melhores softwares para capturar tela (que também pode ser chamado de screen capture, screencast ou screen recording).

O problema é ser um software financeiramente inacessível para muitas pessoas, uma vez que ele custa 299 dólares. Esse preço certamente é um obstáculo para muitos que querem capturar e editar telas.

O Camtasia é extremamente capaz, mas é inacessível para muitos.

Encontrar um concorrente à altura do Camtasia não é fácil: além de capturar a tela, o ele evoluiu e hoje é uma completa solução de edição, incluindo recursos úteis como legendas, balões de texto e zoom em áreas específicas da tela.
Para quem usa com frequência, certamente é um e1xcelente investimento.

Caso você precise criar algumas apresentações esporadicamente, e está disposto a abrir mão de alguns recursos do Camtasia, encontramos uma solução excelente:

Uma solução excelente e gratuita

Após testarmos mais de uma dezena de opções de programas de captura de tela, nossa escolha vai para o software Active Presenter, da Atomi Systems.

O software têm 3 diferentes versões: Free, Standard e Professional. Em nossos testes, a versão gratuita (Free) inclui recursos suficientes para ser a nossa escolhida.

Active Presenter

Recursos além da captura de tela

Diferente da maioria dos softwares que testamos, o Active Presenter vai muito além da captura de tela. Assim como Camtasia, oferece uma linha do tempo que permite editar diretamente o vídeo. Além disso, oferece uma infinidade de recursos.

Entre alguns destaques, temos:

  • Movimentar a tela junto do mouse (pan along with the mouse)
  • Zoom durante a apresentação
  • Anotações e balões de notas (call outs)
  • Destaque no cursor
  • Importar imagens e slides do PowerPoint
  • Gravação do áudio interno independente do microfone

Interface

Um dos pontos positivos do Active Presenter é a sua semelhança com o Camtasia. Mesmo a janela de captura é extremamente parecida em relação ao seu concorrente.

As ferramentas de edição, enquanto não tão bem elaboradas, são bastante fáceis de usar. Para quem usa o Microsoft PowerPoint, também irá se sentir em casa, uma vez que o software também usa o mesmo tipo de menu (ribbon) do pacote do Office.

Camtasia vs Active Presenter

 

Limitações

A versão gratuita Free é praticamente idêntica, em recursos, das versões Standard eProfessional.

A grande diferença é a possibilidade de exportar para formatos como PowerPoint, HTML5, PDF e mesmo Flash. Caso sua intenção seja apenas criar vídeos (como nós), essas outras versões não fazem diferença.

Onde Baixar

O software pode ser baixado gratuitamente direto do site da empresa

Nós testamos a instalação contra o site Vírus Total e não foi encontrado nenhum risco de vírus.

Nos conte o que achou do Active Presenter

Deixe um comentário: O que achou do programa, te ajudou? Quais outros concorrentes do Camtasia você sugere?

Lembrando que comentários incentivando a pirataria serão bloqueados e removidos imediatamente.

About professores

Professor particular de informática em Curitiba especializado em atender a Terceira Idade. Atendo apenas na casa do aluno.