Converter e-mails e sites em PDF

Olá!

Atualmente (2012) está cada vez mais necessário utilizarmos arquivos em formato PDF, não apenas por ser o antigo e consolidado padrão dedocumentos para Internet, como para motivos legais e jurídicos. Hoje em dia toda a documentação de um processo é digitalizada e é obrigatório o formato PDF com no máximo um megabyte de tamanho (1 Mb). Quando o documento extrapola este tamanho, deve-se baixar a qualidade do mesmo para cumprir a exigência técnica, mas nem sempre é possível. Quando não for possível temos que subdividir o arquivo em várias partes e nomeá-los de forma lógica e coerente como por exemplo este arquivo hipotético subdividido em três partes: “nome do arquivo 1 de 3“; “nome do arquivo 2 de 3” e por fim “nome do arquivo 3 de 3“.

Para efeito legal podemos utilizar como documentos e-mails, sites e blogs. Se você receber uma ofensa ou injúria por e-mail basta guardá-lo que vale como documento. Um site sobre racismo e violência poderá ser transformado em um arquivo PDF de forma fácil e rápida usando a própria Internet e sem utilizar software nenhum.

***

Então vamos iniciar da forma mais simples que é transformar qualquer site ou blog em PDF

1. Visite o site ou blog que deseja salvar em PDF em seu computador;

Exemplo:

2. Abra uma segunda aba no seu navegador e visite http://html-pdf-converter.com/

3. Copie o endereço do site/blog que abriu na primeira aba no campo Input URL (página web) e em seguida clique no botão a direita  Make PDF e aguarde algum tempo.


Abrir-se-á a caixa de salvar do navegador. Resta escolher uma pasta e salvar seu arquivo PDF. Para abri-lo deverá ter instalado no seu computador o software gratuito Adobe Reader que você acha fácil nos mecanismos de busca da Internet. lembre-se que pode demorar um pouco a conversão, tenha paciência.

***

Para salvar e-mails em PDF você precisará ter instalado em seu computador o Microsoft Outlook 2007 ou 2010 e também o software Adobe Acrobat, pois este instala um Driver de Impressão que auxilia na conversão. Para subdividir um PDF em partes é um pouco mais complicado e exige trabalhar direto dentro do ADOBE ACROBAT 9 PRO ou similar. Mas vamos por partes.

1. Abra seu Microsoft Outlook e selecione o e-mail que deseja converter em PDF.


2. Clique na guia Arquivo /  Imprimir / Clique na lista de impressoras, vai abrir uma lista de opções com ADOBE PDF (apenas se tiver o Adobe ACrobat instalado), clique nela / depois clique em Imprimir. Não se preocupe, não irá imprimir, vai abrir uma caixa do windows para salvar. Escolha a pasta correta e salve.

Depois abra a pasta e vá lá conferir e abra o arquivo já convertido em PDF, tanto o site, quanto o e-mail. Para verificar o tamnhao do arquivo dê um clique com botão direito do mouse / propriedades e veja o resultado.

***

Agora vamos ver como subdividir um PDF com mais de um megabyte (1 Mb) já que para os processos legais este é o tamanho máximo.

1. Suponha que você tem um arquivo PDF com cerca de 12 Mb, então tentaremos antes de subdividi-lo, baixar a qualidade a um mínimo que não destrua a visibilidade do documento. Só então após isto, caso não consigamos baixar para no máximo 1 Mb (que nesse caso é impossível) teremos sim que subdividir o documento em partes.

2. Abra seu software Adobe Acrobat e abre o documento PDF.

3. Clique no Menu Avançado / Otimizador de PDF / vai abrir uma caixa com diversas opções complicadas, mas vamos tentar entender.

4. Vide as opções da caixa a seguir e mude os valores conforme destaque em vermelho. Insira o valor 70 nas 4 caixas acima e o valor 150 nas 2 caixas de baixo e clique em OK. Ele irá oferecer para salvar na mesma pasta de origem, portanto, mantenha o mesmo nome, mas adicione no fim a palavra otimizado, para você distinguir o documento original do documento otimizado.

Fazendo apenas isto o documento já diminui para cerca de 5 Mb, ou seja, menos da metade. Eu abri o documento e observei que neste caso não houve nenhuma perda significativa de qualidade, o documento continua ótimo.


Uma outra opção mais simples para diminuir o tamanho do arquivo seria esta, vide imagem a seguir:


5. Feito isto, então agora nos resta subdividir o documento, e para isto basta abrir o resultado otimizado de 5 Mb no mesmo Adobe Acrobat e


Prontinho! Agora é só enviar por e-mail para seu advogado poder entrar com processo a quem te injuriou na Internet.

Abraços de Paz e Luz e lembre-se: Não ofenda ou injurie ninguém na Internet, pois poderá ser processado.



About professores

Professor particular de informática em Curitiba especializado em atender a Terceira Idade. Atendo apenas na casa do aluno.