Tirem-me daqui!!! Listas de News ou Discussão

É muito comum vermos pessoas que se cadastram em listas de discussão ou mensagens (news) na internet sem saberem direito o que estão fazendo e como funcionam. Estes passam vergonha por cometerem graves gafes. Os vemos em listas gritarem: “TIREM-ME DAQUI!”

Ao se cadastrarem, lógico, começam a receber as mensagens dos participantes da lista (se for discussão) ou recebem as mensagens regulares do criador do news (mensagens). As vezes não gostam de um ou outro e-mail do grupo/lista e ficam irritados pensando que estão recebendo e-mails de alguém, pensam que alguém os está enviando spam, que estão com o e-mail cadastrado na lista particular de alguém.

E reclamam na própria lista em que se cadastraram, que estão recebendo mensagens que não desejam, como se fossem donos da razão e fossem vítimas pobres coitadas!

ESTÃO COMETENDO UMA GRANDE GAFE E ESTÃO PASSANDO VERGONHA:

  1. Foram eles que se cadastraram, por opção e vontade própria, eles é que têm que se retirar;
  2. Ninguém está enviando e-mails para ele, estão enviando para lista, que por acaso (ou por burrice mesmo) ele se cadastrou;
  3. Ninguém tem a obrigação de ser babá de quem não sabe informática e ir lá retirá-lo, ainda mais após uma gafe feia e sem educação;
  4. Este tipo de pessoa tem que contratar um professor particular de informática para entender a burrada que está cometendo.

Entendo bem disso, pois além de eu mesmo criar e administrar algumas listas de news e discussão por alguns anos me deparei com estes tipos nauseantes muitas vezes. Por mais que eu explicasse que não estava enviando e-mail para ele / ela,  e que ele é que entrou onde não devia, não adiantava nada!!!

Com a queda dos preços nos computadores, a disseminação de notebooks baratos e a queda nos preços de banda larga, este tipo de praga começou a inundar a internet.  E as vezes são as mesmas pragas que ficam repassando slides chatos e mensagens piegas aos amigos de sua lista sem sequer limparem o e-mail e sem jamais entenderem o porque do CAMPO CCO.

Então deixo um aviso geral:

  • Na internet o lixo de mensagens é uma constante e é no mínimo 10 vezes maior que as mensagens úteis;
  • Eu disse mensagens ÚTEIS, ou seja, o que é relativo, para uns úteis são piadas, para outros são os documentos, para outros poesias e para outros mulheres peladas, então o conceito de útil é: “o que você gosta”!
  • Não adianta ficar bravo ao receber mensagens que não deseja, existe uma tecla chamada DELETE, USE-A, e marque SPAM na mensagem;
  • Entenda que se marcar spam, está marcando o REMETENTE E NÃO APENAS O ASSUNTO DA MENSAGEM! Eu sei que é obvio, mas é bom explicar. E tal remetente não vai nunca mais conseguir enviar mensagens a você (geralmente depende do filtro de spam do provedor).
  • Quando receber uma mensagem de um NEWS ou DISCUSSÃO, leia no RODAPÉ do e-mail a forma de sair sozinho e evite passar vergonha e pedir para alguém retirar você, pois ninguém é babá de quem não sabe. Ao menos tenha a decência de perguntar educadamente o que está acontecendo e como se procede para sair.
  • Quando alguém é grosseiro comigo em minhas listas e news, eu simplesmente ignoro, marco spam na pessoa e deixo ela se virar sozinha, mesmo que esteja bufando igual a um vulcão.

Você já passou uma vergonha dessas? Não fique chateado, mas corra atrás para aprender e entender onde está se metendo, a internet não pára de crescer e de inventar novas coisas, ambientes virtuais e tecnologias.

Fiquem com meu abraço fraterno de professor de informática,

Tio Dalton – www.websitearte.com

About professores

Professor particular de informática em Curitiba especializado em atender a Terceira Idade. Atendo apenas na casa do aluno.