Provedores – qual escolher, qual evitar

Para quem está aprendendo a desenvolver sites, desenvolvedores ou clientes, empresas que necessitam de um site estável e seguro depende de um serviço de terceiros que é a HOSPEDAGEM DE SITES. A empresa que presta este serviço é chamado de PROVEDOR.

A web está infestada de propagandas de provedores com recursos, preços e propagandas diferentes. Dá para ficar perdido na hora de escolher um provedor.

Algumas coisas básicas precisa-se saber:

1. Nem sempre preço é o item prioridade um. Deve-se priorizar custo-benefício, algo que chega a ser difícil calcular por um leigo

2. Provedores prometem demais e cumprem pouco, as vezes a banda ilimitada que prometem, fica limitada por um velocidade baixa que engasga em caso de visitação razoável ou alta.

3. Até mesmo o espaço ilimitado prometido ficará comprometido pela baixa velocidade e performance dos servidores. Muitos serviços sublocam banda de provedores situados fora do Brasil e a revendem aqui.

4. A COISA MAIS IMPORTANTE EM UM PROVEDOR É O ATENDIMENTO E A ESTABILIDADE. Claro, depois o preço também conta. Um site bonito oferecendo serviços de hospedagem pode estar ocultado adolescentes em uma garagem se aventurando num novo trabalho. A internet hoje propicia não apenas os golpes de má fé que conhcemos, mas também os serviços de quinta categoria que qualquer um pode se aventurar a fazer.

5. Tive uma experiência ruim com o PROVEDOR TI Fácil – atendem mal, são desorganizados, e suspendem o site antes do boleto vencer. Tive uma excelente experiência com HOSPEDE FÁCIL – www.hospedehost.com.br – que é simples e atende bem e nunca me deixou na mão desde 2003 e para levo todos os meus clientes. Os únicos dois clientes que tive que por circunstâncias técnicas levei para o TI Fácil (que brinco que é o TI Difícil) eu tive problemas na comunicação e no sitema de pagamento. Me passaram uma péssima impressão de serem irresponsáveis e levianos.

Depois fui procurar na Internet, no Google, com as palavras chave:  reclamações contra o TI Facil – e achei isto aqui: http://cuidadocomatifacil.blogspot.com/ – e isto aqui – http://forum.portaldohost.com.br/threads/593-TiFacil-Abnix-e-HostMinasBr – e também aqui: http://www.reclameaqui.com.br/indices/15821/ti-facil-hospedagem-de-sites/. E claro, também fiz minha reclamação com respeito e propriedade: http://goo.gl/wZODc

Então um dica importante é procurar na web antes de contratar. Use as mesmas palavras chave que utilizei e troque o nome do provedor para descobrir se há muitas reclamações: “reclamações contra …”.

Fica aqui minha experiência pessoal.

About professores

Professor particular de informática em Curitiba especializado em atender a Terceira Idade. Atendo apenas na casa do aluno.