PLUGINS ESSENCIAIS PARA WORDPRESS

O WordPress é o melhor Gerenciador de Conteúdo atualmente. Dispõe de uma série de recursos grátis e também pagos que dão uma opção infinita aos usuários e clientes.

Visitando a web e vasculhando as dicas de plugins, de forma geral eu achei uma droga. Eu antes de postar a minha lista de plugins, ou seja, os que estou acostumado a usar, resolvi dar uma olhada e além de achar muita coisa antiga e ultrapassada, achei muita coisa simplesmente ruim, apenas conteúdo populista para encher postagem de blog e inchar conteúdo para o buscador do Google “ver”.

É importante que a qualidade, usabilidade e segurança destes plugins vão sempre se modificando, quero dizer, os plugins têm que serem atualizados, tem que haver um desenvolvedor por trás o atualizando, senão será um risco para o seu site.

_Mas meu site wordpress está seguro certo?

Não! Não está seguro, há tentativas de invasão contínua principalmente vindo da China, da Coréa, da Rússia e dos EUA além de outros países da Europa. As vezes até mesmo um aprendiz de hacker amador isolado pode tentar invadir um site qualquer por descobrir – intencional ou ocasional – uma brecha num site qualquer.

Então gosto de dividir esta dica em setores, em áreas e recordo a você, minha dica está valendo para 2017. No ano seguinte eu mesmo questiono a lista e preciso me atualizar.

Outra coisa que é bom lembrar: excesso de plugins faz o site ficar lento e hoje em dia 75% dos acessos são por dispositivos móveis que não podem, não gosta ou não conseguem esperar carregar. Os planos de dados estão ruins e caros e ninguém pode ficar pagando horrores aos “roubos” da TIM e das outras operadoras neste país miserável de terceiro mundo.

Só para você saber, tenho a versão 4.8 – a mais recente em julho/2017 e atualizo meus sites e dos clientes quase todos os dias, então os plugins abaixo funcionaram com a versão mais atual.

As áreas que considero importante por ordem de importância:


SEGURANÇA CONTRA INVASÃO

Esta categoria é óbvia, meus sites e de meus clientes vivem me enviando notificações que estão tentando invadi-los. Já tive 3 casos onde houve invasão de sucesso, mas naquela época eu era mais inexperiente e aprendi com os erros, mas mesmo assim estamos todos sujeitos. Minha sorte é que eu tenho vários backups de tudo, pois sou muito organizado.

iThemes Security – segurança anti invasão

Rename WP-login.phpdificulta o acesso a URL (endereço) administrativo padrão do WordPress


BACKUP E MIGRAÇÃO

UpdraftPlus – Backup / Restorenem precisa dizer, backup e restauração do site

All-in-One WP Migrationo melhor de todos, faz backup completo ou a migração inteira e completa do WordPress e todo conteúdo sem nenhuma exceção de informação


VELOCIDADE NAVEGABILIDADE

qrcode_wprhe – cria QR Codes para cada página do site automaticamente, algo útli para aprelhos moveis.

WordPress Related Posts – posts relacionados, ao fim de cada post ele incentiva o visitante a continuar lendo mais

WP-Font-Resizer – fundamental para moveis, permite o aumento das letras em qualquer dispositivo móvel ou não

Autor Bio Boxe – cria uma caixa com autor no fim de cada post.


SEO

SEO não tem nada a ver com morrer e ir para o “céu”, ok? kkkk, brincadeirinha, é algo a tornar o site mais amigável aos buscadores e aos visitantes melhorando o rendimento e a visitação e todos os aspectos. Se algum elemento lhe prometer colocar seu site em primeiro lugar no Google, mande a polícia prender, pois é um mentiroso!

External Links – permite controlar e administrar os links, seus valores e comportamentos.

Google Analytics for WordPress by MonsterInsights – ainda preciso avaliar melhor este, mas se conecta a Goggle Analytics

PS Auto Sitemap – simples e obrigatório, todo site tem que ter um mapa ou site map.

SEO Redirection – controla os redirecionamentos, páginas não existentes e o comportamento do site.

WP Smush – compacta as imagens do site para ficar mais leve e rápido – há ressalvas. Existe também o EWWW Image Optimizer, mas este não testei.

WP-Optimize – otimizador, uma espécie de criado de cache no WP, cuidado pode ser incompatível com outros plugins de cache

Yoast SEO – é muito bom e completo, mas muito pesado e deixa io site bem mais lento.


ADMINISTRATIVOS

TinyMCE Avançadoenriquece o painel de postagens e páginas facilitando os recursos de edição de texto e conteúdos

P3 (Plugin Performance Profiler) – não precisa deixar este ativado, você só o ativa na hora de avaliar a velocidade e peso do site, incluindo o template e todos os outros plugins.

WP Hide Post controla a ocultação de posts e páginas a gosto do administrador.  

Bulk Movemover posts em massa por categoria e outros babados muito práticos.


CONTATO

Servem para o formulário de contato do site e validar e-mail natural do próprio domínio para confiabilidade de tráfego sem spam.

Fast Secure Contact Form – Crie e adicione facilmente formulários de contato ao WordPress. Os campos são fáceis de adicionar, remover e reordenar.

Postman SMTP – O Postman é um Mailt SMTP de próxima geração , um software que auxilia na entrega do email gerado pelo seu site WordPress.


SOCIAL

Servem para integrar as redes sociais no site de forma variável e a gosto do usuário. Infinitas possibilidades.

Rating-Widget: Star Review System – insere opção dos visitantes votarem nos posts através das estrelas de 1 a 5.

AddToAny Share Buttonsadiciona uns botões muito legal nos posts e páginas.

Custom Facebook Feed – mostra um bloco do Facebook no site.

Instagram Feed – mostra as postagens do Instagram no site.


ANTI SPAM – ANTI CHATICES DIVERSAS

Akismet Anti-Spam – este é muito antigo e clássico, já vem com WordPress.

CAPTCHA Really Simple – este é grátis e interage com os recursos do Google.

Antispam Bee – trava os spams nos coentérios de seu site.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Só baixe plugins do repositório oficial do WordPress: https://wordpress.org/plugins/

Aqui você poderá encontrar TODOS os plugins citados no artigo e ler informações adicionais importantes. Fique atento para as datas de atualização, as compatibilidades quanto as versões dos WordPress e as compatibilidades dos Plugins entre si. Geralmente dá certo e é fácil de administrar, mas as vezes dá um “bode” que estraga tudo, e olhe, já ralei demais com isto!