Pesquisa mostra que 80% dos brasileiros foram vítimas de crimes na internet

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/pesquisa-mostra-80-dos-brasileiros-foram-v%C3%ADtimas-crimes-185300075.html

Pesquisa divulgada hoje pela fabricante de antivírus Norton mostrou 80% dos brasileiros adultos dizem terem sido vítimas de crime cibernético neste ano — volume acima da média mundial de 69%. Segundo o estudo, no ano passado os crimes virtuais representaram um custo de US$ 63,3 bilhões para o país, o equivalente a 16,3% do prejuízo mundial, medido em 24 países, que foi de US$ 388 bilhões.

Dentre os entrevstados brasileiros, 9% já foram alvo de algum cibercrime online. Essas pessoas disseram ter passado uma média de 11 dias para conseguir resolver seus problemas causados pelo crime virtual, como a recuperação dos dados e e-mails perdidos, contra uma média mundial de 10 dias.

Parte dessa maior incidência está ligada ao baixo uso de sistemas de segurança na internet. Segundo a pesquisa, 69% dos usuários disseram não usar softwares atualizados de segurança, contra uma média global de 41%. Por dia, 77mil brasileiros são vítimas de crimes virtual, de acordo com a pesquisa.

— Para que a incidência desse tipo de crime caia, deve haver uma mudança de comportamento do usuário — disse Adam Palmer, consultor chefe de Cibersegurança da Norton.

Segundo Palmer, os dados do Brasil se assemelham ao resultado dos países emergentes que também apresentaram um rápido crescimento da sua base de usuários de internet nos últimos anos, e que talvez ainda não tenham um conhecimento de como evitar ataques. Na China, por exemplo, 85% dos internautas adultos disseram ter sido vítimas de crimes virtuais, volume semelhantes ao de outros emergentes como África do Sul (84%), México (83%), Índia (80%) e Cingapura (80%).

About professores

Professor particular de informática em Curitiba especializado em atender a Terceira Idade. Atendo apenas na casa do aluno.