Melhore a privacidade de sua navegação na Web

Privacy Badger – aumente a sua privacidade na Web

Retirado de: https://pplware.sapo.pt/browsers/privacy-badger-aumente-a-sua-privacidade-na-web/

Tudo o que fazemos na Web serve como guia das nossas preferências que é aproveitado pelas empresas de publicidade. É muito frequente pesquisar por determinado produto e a próxima publicidade que lhe aparece surge com produtos relacionados aos da sua pesquisa.

Hoje damos-lhe a conhecer uma extensão para Chrome e Firefox que promete protegê-lo deste tipo de “invasão”, é a Privacy Badger.

Certamente que já se apercebeu que quando pesquisa sobre um lugar, quando visita uma loja online e pesquisa por um produto, quando procura um destino de férias, que a publicidade que lhe começa a aparecer é relacionada com as suas acções anteriores. É aqui que o Privacy Badger vai actuar.

Privacy Badger é um add-on que protege que a informação relativa às acções do utilizador na Web, nomeadamente, as páginas que visita e o tipo de conteúdos a que se dá atenção, não seja enviada de forma involuntária para anunciantes ou monitorizada por terceiros de forma maliciosa.

Não se trata de uma extensão de bloqueio de publicidade, mas sim de algo que o utilizador, por si só, não tem a total capacidade de gerir e que acaba por violar a sua privacidade, que é a monitorização de terceiros e os anúncios que colocam em causa a sua segurança e surgem sem o seu consentimento.

A extensão está disponível para Google Chrome e Firefox de forma gratuita e os seus programadores deixam a indicação de que já estão a trabalhar no sentido de a oferecer a outros browsers.

Privacy Badger

***

uBlock Origin

uBlock é talvez, o mais eficiente anti-anúncios.
Em testes comparativos ganhou do ABP em termos de uso de memória e cpu. Altamente flexível e ainda possui opção que bloqueia o rastreio via WebRTC (que detectaria a origem real do internauta mesmo que estivesse usando uma VPN).

uBlock Origin

uBlock Origin para Firefox (Iceweasel):

– https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/ublock-origin/?src=hp-dl-upandcoming

uBlock Origin para Chrome (Chromium):

– https://chrome.google.com/webstore/detail/ublock-origin/cjpalhdlnbpafiamejdnhcphjbkeiagm

3) HTTPS Everywhere

Este outro poderoso plugin da EFF, ficou famoso por ser incluído por padrão no Tor Browser (Tor Project, Deep Web).
Ele basicamente habilita a encriptação web (ssl ou tls) caso o site possua suporte ao https.
Possui também uma base conhecida que detecta certificados inválidos ou maliciosos. Inclusive, essas consultas podem fornecer dados para o SSL Observatory que irá analisar novos certificados e atualizar suas listagens. Um detalhe importante é que tanto as consultas como as submissões de certificados (se habilitadas), utilizando o plugin no Firefox, podem ser feitas utilizando a Tor Network.
Permite também: bloquear qualquer acesso http, basta selecionar a opção.
https everywhere
Muito útil para evitar ataques de men-in-the-middle, sniffings, phishing entre outros além de dificultar a vigilância do que está sendo acessado pelos usuários por parte das corporações.

– HTTPS Everywhere para Firefox (Iceweasel):

– HTTPS Everywhere para Chrome (Chromium):

About professores

Professor particular de informática em Curitiba especializado em atender a Terceira Idade. Atendo apenas na casa do aluno.