GOOGLE do futuro em 3D

Post do Prof. VALENTE em 07 abr 2011


Em minhas palestras, e mesmo em Sala de Aula, comento bastante sobre o poderoso TAGGALAXY. Praticamente, é o que poderíamos chamar do GOOGLE do futuro !! Pois, ele consegue agregar as principais características da tão falada WEB 3.0. Para alguns pesquisadores a WEB 3.0, fundamentalmente, seria estruturada pela Web Semântica, e alguns outros consideram o avanço das tecnologias 3D como sendo o principal carro dessa evolução.

Para mim, justamente o TAGGALAXY, a galáxia de Tags, seria o melhor exemplo da junção da Web Semântica com os famosos e atuais ambientes tridimensionais.

Desenvolvido como trabalho de tese pelo Engenheiro de Software STEVEN WOOD em 2008, na University of Applied Sciences Noremberg na ALEMANHA (por isso a terminação “.DE” na URL do TAGGALAXY), foi construído utilizando o Papervision3D, Flash e uma API do famoso repositório de imagens FLICKR.

Até o nome foi muito bem bolado !! A palavra americana TAG hoje em dia serve para classificar uma informação baseada em palavras-chave. É uma forma inteligente de termos uma mesma coisa denominada por várias palavras-chave, e dessa forma mais fácil de encontrá-la. Aqui mesmo, no nosso BLOG, temos os POSTs classificados por TAGs. Na coluna da esquerda, você encontra essa classificação …

Mas, vamos a uma demonstração prática do poderoso TAGGALAXY. Por exemplo, vamos imaginar que queremos uma imagem do FLICKR que contenha aquela máscara tradicional utilizada nos carnavais de Veneza. Se normalmente procurassemos por MÁSCARA, ou por VENEZA dificilmente cairiamos na imagem desejada. No entanto, o TAGGALAXY por usar de semântica, irá nos trazer algo que lembra isso …

Veja abaixo que colocamos simplesmente a palavra CARNAVAL, e ao redor dessa palavra, semanticamente aparecem orbitando outras palavras que podem nos interessar em nossa pesquisa …

Neste caso a palavra VENEZIA seria a melhor escolha. E ao clicarmos nela, ela se transforma no centro dessa constelação, e num clique duplo aparecerão as imagens que queremos vindo do universo !! Todas essas imagens virão do FLICKR …

Outra coisa legal, é que como estamos num ambiente tridimensional, podemos tranquilamente girar essa “esfera de fotos” em todos os sentidos, permitindo dessa forma acessarmos todas as imagens que ali aparecem. Dê vários cliques naquela que tiver maior interesse, e você cairá diretamente no site de origem dessa foto no FLICKR.

Portanto, se você estiver com dificuldades de achar aquela imagem que só está na sua cabeça, esse site é o indicado para lhe dar uma luz !! Curta essa nova modalidade de navegar por imagens, e faça os seus COMENTÁRIOS abaixo para conhecermos a sua experiência a respeito …

About professores

Professor particular de informática em Curitiba especializado em atender a Terceira Idade. Atendo apenas na casa do aluno.