É Oficial, Agora o Google Leva em Consideração a Velocidade dos Sites Como Fator de Rankeamento

Captura de tela 2010 04 09 às 15.52.39 É Oficial, Agora o Google Leva em Consideração a Velocidade dos Sites Como Fator de Rankeamento.Já faz algum tempo que o Google vem ameaçando incluir a velocidade dos sites como fator de rankeamento no seu algoritmo de buscas. Agora é oficial. A partir de hoje, o Google já está levando em conta a velocidade dos sites como fator para ajudar a oferecer os melhores resultados de busca para seus usuários.

O anúncio foi feito em um post de blog em sua central para webmasters e junto a ele, o Google listou algumas ferramentas que podem ajudar webmasters a acelerar suas aplicações.
É sabido que sites mais lentos fazem com que os visitantes fiquem menos tempo no site, mas segundo o Google, sites mais rápidos também reduzem os custos de operação.
Os algoritmos do Google fazem um benchmarking comparativo da velocidade do seu site e de outros sites e o Google oferece dicas de performance e otimização no Webmaster Tools.
goog speed wmt É Oficial, Agora o Google Leva em Consideração a Velocidade dos Sites Como Fator de Rankeamento. Segue a lista de ferramentas recomendadas pelo Google para otimização de sites:

  • Page Speed – Um plugin de firefox que mede a performance de sites e dá dicas de otimização;
  • YSlow – Uma ferramenta do Yahoo! que também dá dicas de otimização;
  • Webmaster Tools, Labs – O serviço do Google mostra um benchmarking do seu site em comparação com os demais sites do mundo. No blog do serviço e na página do Google Code de velocidade também existem dicas de otimização de performance de sites.
  • Por enquanto, a inclusão deste fator nos resultados de busca ainda é discreta e afeta menos de 1% das buscas efetuadas no Google hoje. O Google afirma que a mudança foi feita faz algumas semanas e que caso seu site tenha sofrido alguma queda no tráfego de buscadores talvez possa ser uma boa hora para otimizar a velocidade do seus site.

    Em breve veremos o efeito real que esta mudança trará para a economia de busca. É um passo importante pois faz com que os usuários tenham uma web mais rápida, mas em breve veremos algumas reclamações de webmasters que tem dificuldades para otimizar seu front end ou mesmo migrar para um servidor melhor gerando mais custos. É esperar para ver.

    About professores

    Professor particular de informática em Curitiba especializado em atender a Terceira Idade. Atendo apenas na casa do aluno.