Como escolher o domínio para meu site

Alguns pequenos e micro empresários ainda não perceberam a enorme influência que a escolha do nome do domínio terá sobre a visitação do seu site. Um bom nome que possa ser memorizado trará benefícios a longo prazo e permitirá que seu site seja encontrado facilmente. Por outro lado, uma escolha mal feita trará prejuízos ao seu negócio. O maior perigo deste prejuízo reside no fato de que ele será imperceptível.  Muitos empresários proprietários de endereços WWW péssimos de serem lembrados e divulgados, nem se dão conta deste problema.

Não existe uma fórmula mágica para a escolha do melhor domínio para seu site porém você deve seguir algumas regras básicas para fazer uma escolha sensata e racional.

Muitas pessoas não sabem mas você pode ter diversos domínios que apontam para um único site. Neste caso, cada domínio apresentará sempre o mesmo conteúdo. A maioria dos negócios bem sucedidos na internet usa esta estratégia para garantir que o site seja sempre encontrado, ou seja, registram diversos domínios para um único site.

Recomendamos que o empresário escolha sempre um domínio principal do seu site. Este domínio principal deverá ser o endereço que será divulgado. Impresso no seu cartão de visitas, na sua nota fiscal, nos seus anúncios e demais materiais de apoio. Os outros domínios serão auxiliares e deverão ser reservados apenas para garantir que seu site seja encontrado mesmo que, por exemplo, o visitante tenha esquecido qual a grafia correta do seu domínio.

A escolha do domínio principal do seu site deve seguir estas regras:

1)      O domínio deve ser sua marca e deve ser um nome próprio. Lembre-se que marca é um signo que representa sua empresa de forma inequívoca no seu segmento, e portanto deve ser à priori, um nome próprio. Exemplos:

www.Sapatariadomario.com.br
www.Restaurantebeijaflor.com.br
www.Caixalog.com.br

Nota: Alguns empresários reservam domínios com nomes genéricos. Por exemplo: www.Sapataria.com.br ou www.Restaurante.com.br

O domínio com nome genérico pode e deve ser reservado, porém ele será sempre um domínio auxiliar ! Nunca o use como domínio principal do seu site.

2)      Procure um nome tão curto quanto possível. Lembre-se quanto mais longo for o domínio mais difícil será sua memorização.

3)      Evite nomes com fonemas homófonos. Evite nomes que são falados da mesma maneira mas são escritos de formas diferentes. Exemplos:
www.Celacerta.com.br e www.Selacerta.com.br
www.Cerraria10.com e www.Serraria10.com

4)      Escolha corretamente a extensão associada a sua atividade. Existem várias extensões de domínio, por exemplo: .COM .COM.BR .ADV.BR e etc.

Existem algumas regras para a escolha da extensão correta. Caso você possua um CNPJ a melhor opção é a extensão .COM.BR – Caso você não possua um CNPJ uma das opções é .COM – Lembre-se que o registro de domínio em uma extensão não garante o registro em outra extensão, quando possível registre seu domínio nas extensões semelhantes, exemplo: .COM e .COM.BR

5)      Um nome que chame a atenção. Caso seja o início da sua operação e sua marca ainda não tenha sido escolhida, escolha um nome que chame a atenção e que desperte algum interesse.

6)      Evite o uso do hífen. Os internautas são pessoas como nós e portanto, bastante esquecidas. A inserção do hífen no meio do seu domínio pode reduzir a visitação ao seu site, já que nem sempre o visitante lembrará onde o hífen está.

Estas são algumas regras básicas para a escolha do domínio principal do seu site. Por outro lado, você deve também registrar domínios auxiliares. Domínios auxiliares são divididos em dois grupos:

Domínios genéricos associados a sua categoria ou produto: Alguns Internautas digitam diretamente no navegador o domínio que eles acreditam que terá as informações, produtos ou serviços procurados. Em vez de usar um instrumento de pesquisa, o usuário faz uma tentativa para localizar o conteúdo desejado digitando diretamente um domínio. Conforme o número de internautas cresce, o montante de tentativas cria um tráfego considerável. Para capturar este tráfego vale a pena o registro de domínios auxiliares com nomes genéricos associados a sua categoria ou produto. Exemplos:

www.Sapataria.com.br
www.Sapatos.com.br
www.Livros.com.br
www.Dvds.com.br

Nota: Devido ao grande número de visitantes que estes domínios podem trazer, estes endereços tem sido muito valorizados pelo mercado. Caso você queira mais informações de como avaliar estes endereços, leia gratuitamente o e-book Quanto vale meu domínio no endereço: http://www.avaliardominios.com.br/

Domínios similares ao seu domínio principal: Entre seu site e o visitante existe a barreira da digitação do domínio principal. O internauta pode esquecer qual a extensão correta e esquecer a grafia correta do domínio principal. As reservas de domínios auxiliares similares ao domínio principal ajudam o internauta a encontrar seu site. Veja abaixo os casos mais comuns de registros de domínios desta categoria:

1)      Similaridade na extensão. Um dos erros mais comuns é a troca da extensão do seu domínio. Se você fizer um anúncio no jornal local solicitando a visita ao site www.Acme.com.br, tenha em mente que parte do retorno ocorrerá no site www.Acme.com. As pessoas simplesmente esquecem se o domínio tem ou não o .BR no final! Se possível reserve seu domínio na extensão similar e redirecione-o para o domínio principal. Exemplos de extensões similares:

.COM e .COM.BR

.ORG e .ORG.BR

2)      Opção de singular e plural. Outro erro muito comum está associado ao singular e o plural. Reserve ambos os casos. Veja o exemplo:

www.Tacodeouro.net

www.Tacosdeouro.net

3)      Similaridade homófona. Caso seu domínio principal tenha fonemas homófonos heterográficos (fonemas que são iguais na pronúncia e diferentes na escrita), não tenha dúvidas, reserve todas as opções. Exemplos:

www.Sessaodecinema.com.br

www.Cessaodecinema.com.br

www.Cedentefacil.com.br

www.Sedentefacil.com.br

4)      Consoantes mudas. Caso seu domínio tenha consoantes mudas, reserve os casos possíveis, Exemplo:

www.Assessoriafactura.com.br

www.Assessoriafatura.com.br

5)      Erros de ortografia. Mesmo que seu domínio principal não tenha fonemas homófonos, não subestime a capacidade dos nossos simpáticos internautas em cometer erros de ortografia. Reserve os domínios com os casos que achar mais comuns. Exemplo:

www.Casacor.com

www.Cazacor.com

www.Empresa-aberta.com.br

www.Empreza-aberta.com.br

www.Paubrasil.com

www.Paubrazil.com

www.Palbrasil.com

www.Palbrazil.com

6)      Sem o ponto que separa o www. Internautas muitas vezes digitam o domínio e esquecem de digitar o ponto logo após o www, exemplo:

wwwgoogle.com (www.wwwgoogle.com)
www.Google.com


N
OTA: Neste caso você terá que pedir a sua empresa de hospedagem para criar uma entrada no DNS para permitir que (no nosso exemplo) http://wwwgoogle.com (sem o ponto após o www) funcione

7)      Uso de siglas.  Caso seu domínio seja uma sigla, é recomendada a reserva do acrônimo (frase completa). Exemplo:

www.Uol.com.br

www.Universoonline.com.com.br

www.Sbt.com.br

www.Sistemabrasileirodetelevisao.com.br

 

Estas são as regras básicas para a escolha racional do seu domínio principal e dos domínios auxiliares do seu site. Para mais informações sobre registro de domínios, perda e recuperação de endereços, processo de liberação de domínios deletados, e divulgação nos instrumentos de pesquisa, visite o site www.Escolhaseu.com e faça o download gratuito do e-book que originou este artigo.

Ricardo Vaz Monteiro cursou bacharelado em física na Universidade de São Paulo, é diretor executivo da empresa Nomer.com, primeira empresa credenciada à ICANN em toda a América Latina, é sócio mantenedor da Câmara Brasileira de Comércio eletrônico, autor do livro Escolha seu .come é jurado do prêmio Ibest.

Para mais informações sobre o autor visite: www.Vazmonteiro.com

About professores

Professor particular de informática em Curitiba especializado em atender a Terceira Idade. Atendo apenas na casa do aluno.

Related Post