Somando horas no Excel

Eu contratei uma produção para locução de áudio de meus textos de informática, serviço este que é cobrado por hora. Queria montar um CD com várias faixas totalizando uma hora. Foram gravadas várias faixas e eu tinha que somar Minutos e Segundos, o que não dá para fazer direto numa calculadora comum, então não restou alternativa, pois o Excel faz isto parecer uma moleza.

Abri o Excel, digitei as horas que pretendia somar de forma vertical e mandei fazer o =SOMA(…..). O resultado da soma total direta ficou totalmente errado e incoerente.

Pode parecer simples para quem sabe, mas esta é uma dica muito boa, apesar de rápida e simples.

Somar horas e suas frações parece inicialmente um processo simples mas, para que realmente funcione temos de realizar algumas configurações adicionais.

Vamos então à célula onde desejamos o resultado da soma – C19 – e clicando com o botão direito do mouse e escolhemos Formatar Células:

Vamos a Guia (ou Aba) Numbero, clicamos em Personalizar e no Tipo colocamos [h]:mm

Neste exemplo vamos apenas ficar com a hora e os minutos, pois no meu caso aqui não há necessidade de computar os segundos, se for o seu, poderá incluir a vontade, a lógica é a mesma.

Dá-mos OK e o resultado será visível na tela seguinte:

Observe que antes da configuração a soma deu o absurdo de 15:49 e depois de corrigido deus 63:49, este sim, o tempo real final da soma.

Esta dica vale para qualquer versão do Excel!

Agora que sacou que é uma moleza, desejo que você fique com Deus, na paz e no amor. Tio Dalton – www.websitearte.com