“Tio Dalton” o amigo das pessoas

É uma coisa meio constrangedora de falar, mas Netos, Filhos e Tios atrapalham o Idoso. Eu sou chamado para atender o idoso em casa e todos os filhos e netos já “ajudaram” ele/ela arrumando o computador e o celular. Eu fico com pena do aluno.

Os filhos e netos – que sabem usar bem – mas não entendem nada de ajudar, de didática e muito menos de paciência, acabam atrapalhando DEMAIS o pai, a mãe, os avós. Instalam coisas demais, desnecessárias, desorganizam a máquina, a tela, a área de trabalho, confundem o aluno com excesso de informações.

Aula de informática para terceira idade - idoso Curitiba

Para ensinar a uma pessoa que nunca usou tecnologia, pode ser até gente mais nova, ou a uma pessoa idosa, tem que ser com o mínimo de informação possível, de forma gradativa e linear. De preferência se for computador, que não seja compartilhado principalmente com netos crianças ou adolescentes que adoram instalar vírus, adwares, jogos e poluem a “tela” do dispositivo confundindo o aluno.

Quando chego na casa do aluno, a primeira coisa que vou fazer NÃO É DAR AULA, mas é organizar, limpar e otimizar o computador!!

Limpo e organizo a área de trabalho, cuido da segurança da máquina, desinstalo as porcarias desnecessárias, otimizo o windows e faço ficar mais rápido. Isto pode levar de 1 a 2 horas dependendo da velocidade do computador, mas vale a pena. Instalo um bom e rápido antivírus e o atualizo, também um limpador de qualidade e removo os softwares de segundo plano que são um dos maiores responsáveis pela lentidão das máquinas. Se quiserem eu instalo os softwares necessários que não estão presentes e também atualizo o windows, o que é de suma importância para proteção da máquina e funcionalidade dos periféricos e softwares.

Crio atalhos, simplifico e facilito a vida do aluno, assim, recomendo que outras pessoas não usem a máquina que já levei um tempão para arrumar e deixar no jeitinho fácil para o aluno.

Muitos idosos ganham um notebook novo e me contratam para iniciar, mas aquele mouse de notebook é a coisa mais horrível possível para maltratar o aluno que nunca o usou, então eu recomendo comprar um mouse novo, mas que seja absolutamente da marca MICROSOFT, pois as outras não prestam. Mouse de supermercado nunca comprem nenhum, duram no máximo 3 meses. Evitem mouses sem fio, mas se não o dispensarem que seja MICROSOFT também.

Em alguns casos recomendo também um teclado extra, mas claro, quando for possível.

O objetivo das aulas não é ensinar rápido, correndo, isto é ilusão, é ensinar o suficiente para o aluno fazer o básico sozinho e coms egurança, sem precisar de pedir ajuda a quem mais atrapalha, os parentes próximos.

E tem gente que me pergunta – por telefone – quanto tempo vai levar para o idoso aprender alguma coisa X qualquer, e eu tenho que ser uma espécie de MÁGICO  e inventar algo para satisfazer uma expectativa insólita que me oferecem. E como sou honesto eu já desanimo logo o jovem parente contratante, que é impossível saber, pois a curva de aprendizado do idoso é lenta mesmo.

E acrescento que não sou apenas professor, sou “amigo pessoal” (personal friend) e se o aluno quiser apenas conversar, desabafar, eu vou escutar bem e tentar ajudar de alguma forma, esses casos acontecem também, as vezes o aluno prefere conversar – está se sentindo sozinho – muito mais do que ter aula técnica.

Então meus amigos, meus parceiros e clientes, costumo me denominar carinhosamente “Tio Dalton” o amigo das pessoas que deseja e precisa trabalhar, mas o mais importante é ser útil e respeitar a emoção e o tempo de cada um.

Se você quer só conversar, também estou a disposição, tenho boa formação, boa cultura e boa humanização.

This entry was posted in Alunos.